top of page
Buscar

Aeroalérgenos: os ácaros

  • Giuliano Bongiovanni
  • 12 de dez. de 2024
  • 1 min de leitura

              Os ácaros são os alérgenos mais importantes, capazes de provocar doenças alérgicas como rinite, asma, rinoconjuntivite. São artrópodes, medem 100 a 300 mm, podem ser encontrados em qualquer local da casa em que tenha poeira como colchão, travesseiro, carpetes, tapetes, cortinas.

Imagem de ácaro presente na poeira doméstica
Imagem de ácaro presente na poeira doméstica

              Se desenvolvem com umidade relativa do ar acima de 50% e temperatura entre 18°C e 26°C. A principal fonte de alimentação são as descamações de pele humana, fungos, bactérias, detritos orgâncios e secreções. Estima-se que em 1 g de poeira, encontram-se 3000 ácaros. A presença de 500g/ g de poeira já e capaz de deencadear sintomas alérgicos

 Existem várias famílias de ácaros. Abaixo, descrevo as 2 principais:


1.      Pyroglyphidae

São os ácaros presentes na poeira doméstica. Os mais importantes são Dermatophagoides pteronyssinus (DP) e Dermatophagoides farinae (DF). O Der p 1 é o principal antígeno do DP, mas 30 antígenos do DP já foram descritos outros 35 do DF.  Os alérgenos do grupo 1 e 2 (Der p 1/ Der p 2; Der f 1/ Der f 2) são responsáveis por 80% das sensibilizações.

 

2.      Glycyphagidae

São os ácaros de estocagem, encontrados em armazéns de grãos e chegam nas casa através de alimentos contaminados. O mais importante é a Blomia tropicalis. Os principais alérgenos são Blo t 5 e 21, responsáveis por 90% das sensibilizações pela Blomia.

 

 

 

Referência

1.      Compêndio de alergia e imunologia clínica: do básico à prática clínica/ Dirceu Solé, Nelson Augusto Rosário Filho, Norma de Paula Motta Rubini. – São Paulo: Editora dos Editores, 2022

 

 
 
 

Comments


bottom of page