Aeroalérgenos: os ácaros
- Giuliano Bongiovanni
- 12 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Os ácaros são os alérgenos mais importantes, capazes de provocar doenças alérgicas como rinite, asma, rinoconjuntivite. São artrópodes, medem 100 a 300 mm, podem ser encontrados em qualquer local da casa em que tenha poeira como colchão, travesseiro, carpetes, tapetes, cortinas.

Se desenvolvem com umidade relativa do ar acima de 50% e temperatura entre 18°C e 26°C. A principal fonte de alimentação são as descamações de pele humana, fungos, bactérias, detritos orgâncios e secreções. Estima-se que em 1 g de poeira, encontram-se 3000 ácaros. A presença de 500g/ g de poeira já e capaz de deencadear sintomas alérgicos
Existem várias famílias de ácaros. Abaixo, descrevo as 2 principais:
1. Pyroglyphidae
São os ácaros presentes na poeira doméstica. Os mais importantes são Dermatophagoides pteronyssinus (DP) e Dermatophagoides farinae (DF). O Der p 1 é o principal antígeno do DP, mas 30 antígenos do DP já foram descritos outros 35 do DF. Os alérgenos do grupo 1 e 2 (Der p 1/ Der p 2; Der f 1/ Der f 2) são responsáveis por 80% das sensibilizações.
2. Glycyphagidae
São os ácaros de estocagem, encontrados em armazéns de grãos e chegam nas casa através de alimentos contaminados. O mais importante é a Blomia tropicalis. Os principais alérgenos são Blo t 5 e 21, responsáveis por 90% das sensibilizações pela Blomia.
Referência
1. Compêndio de alergia e imunologia clínica: do básico à prática clínica/ Dirceu Solé, Nelson Augusto Rosário Filho, Norma de Paula Motta Rubini. – São Paulo: Editora dos Editores, 2022
Comments